quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

-mos, -nos, e todas as outras hífen-izações...

Dos erros mais absolutamente irritantes que vejo cada vez mais disseminados, é a utilização "abusiva" de "hífenizações" que parece que se tornaram o prato do dia... é vê-los desde o mais manhoso "blog" até à chamada "imprensa de referência" e até mesmo no jornalismo televisivo.
Os erros que falo são, nomeadamente:
encontra-mos, come-mos, gostas-te, comes-te, ...
Que aqueles que não fazem da "palavra" o seu trabalho dêem os seus "errozitos" de vez em quando, em locais onde o cuidado linguístico não seja o mais importante, até é algo tolerável (mas pouco!)...
Agora: aqueles que as "letras" são a sua formação e instrumento-base de trabalho, que têm correctores ortográficos disponíveis em qualquer ferramenta informática (até os browsers já têm embebidos verificadores de ortografia!)... Não só dêem erros crassos e básicos, mas também construam frases de forma arrepiantemente errada, que fazem tremer as bases da instrução primária...
Cometer estes erros abomináveis é deturpar vergonhosamente a língua e a mensagem que se pretende transmitir... além de se correr o risco de poder alterar totalmente o sentido da frase.
Deixemos agora as queixas, e passemos (não passe-mos) a explicar o bom português:
os hífens são usados para simplificar a linguagem, substituindo o sujeito e/ou o complemento da frase.
sendo um qualquer verbo:
-nos = " a nós (mesmos)".
-te = " a ti (próprio)"
-me = " a mim (mesmo)"
-mo = " uma coisa a mim (mesmo)"
-mos = " N coisas a mim (mesmo)"
A confusão do hífen é sempre a mesma: confundirem "xxxmos" com "xxx-nos" e "xxxnos".ex: encontra-nos, encontramos, encontrámos e encontra-mos
encontra-nos = 3ª pessoa singular, presente: encontrar a nós mesmos.
ex: ele encontra-nos no metro
encontramos = 1ª pessoa plural, presente: (nós) encontramos o grupo no metro.
encontrámos = 1ª pessoa plural, passado: (nós) encontrámos o grupo no metro.
encontra-mos = 2ª pessoa do singular, abreviação de encontras-me-os, que por sua vez é a abreviatura de "Encontras as coisas por mim?"
Chamem-me chato, não me preocupa... Preocupa-me muito mais é ver que cada vez mais as pessoas preocupam-se menos em fazer as coisas como deve ser, nomeadamente QUEM DEVE, quando deviam sempre procurar a melhoria e a evolução. E porque não gosto de só "dizer mal", mas também fazer algo para resolver as coisas, sempre que posso, procuro ajudar a melhorar os outros. É por isso escrevo estas "pequenas" ajudas: para benefício de todos! :)

Sem comentários: