terça-feira, 20 de janeiro de 2009
Interfaces Multimodais...ou Multimerdais?
...Os interfaces multimodais são os pontos em que um ou mais veículos de transporte se interceptam, permitindo a transposição entre tipos de transporte.
Por serem zonas de enorme fluxo de pessoas, tornam-se óbvio que são zonas de excelência para pequenos negócios/serviços, oferecidos a quem ali passa, na maioria dos casos, duas vezes por dia.
Instalar pequenos comércios nas zonas de passagem até nem é uma idéia tão errada e descabida assim: O número potencial de clientes é grande e regular.
O problema é quando os interfaces multimodais deixaram de ser desenhados para o seu propósito principal, para se tornarem centros comerciais subterrâneos... Em vez de serem zonas de passagem rápida e simples (e assim encurtar tempos de viagem), tornaram-se cada vez mais corredores imensos, apinhados de lojas, onde a passagem entre transportes se torna uma penosa e muitas vezes evitável caminhada, simplesmente porque é dado mais ênfase às lojas do que aquilo que realmente deveria ser importante: a passagem rápida entre canais de transporte!
Alameda, ou Alame(r)da?
Marquês de Pombal:
Entrecampos...ou Entrelojas?
Restauradores e a estação de Comboios do Rossio
Sete Rios
Felizmente que nem todas as interfaces são assim!
De louvar os exemplos de:
Baixa-Chiado
Campo Grande
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário