terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Aeroporto->TGV->TTT->Oriente2

Que o Aeroporto da Portela está esgotado num futuro muito próximo é uma realidade... Ok, pode até nem ser, mas é um facto que ter aviões a "rasar" a capital não é nada abonatório: que o digam todos os alunos da cidade universitária, já habituados às "pausas" do professor quando passa um avião por cima em plena aula... Temos sido afortunados! Felizmente nunca houve nenhum acidente de maior gravidade, mas o perigo potencial continua a existir... Desde que me lembro que vejo o aeroporto da portela como um "estaleiro": estava sempre em obras, sempre em requalificação, melhoramento, reestruturação... Faz-me levar a pensar: "agora que as obras acabaram é que vão acabar com ele...!" Mais interessante ainda, agora é que está "previsto" no alargamento da linha vermelha do metro, uma verdadeira acessibilidade de transporte público para o aeroporto! Agora que ele está com o seu fim anunciado! (ver mapa do metro actual e futuro aqui) Pois... porque até agora, além dos "airport bus" (onde o bilhete "normal" da carris não dá... e são tão caros que para dois passageiros fica mais em conta o táxi!) , a opção do autocarro da carris nº 44 não eram propriamente opções viáveis... , não se sabe por alma de quem, o autocarro não pára em frente à entrada/saída (francamente, era só mais uns metros!) Esses passos a mais não seriam um problema...se não fossem expostos aos elementos, em zona sem passeios, onde o tráfego automóvel é tudo menos calmo... Tendo em conta que o passageiro "típico" está carregado de malas, e os carritos de apoio ao passageiro não estão ali ao pé... (Ver Imagem do Googlemaps aqui) Já viram a distância entre o Aeroporto e o interface multimodal mais próximo = Oriente? Já experimentaram fazê-lo de transportes públicos? Sim, é "apenas" uma avenida, a direito... a distância entre o aeroporto e a Gare são menos de 3 km, é uma RECTA! (Av. Berlim). (ver GoogleMaps aqui): Para fazer a ligação entre a capital e o novo aeroporto, novas acessibiliades terão que ser criadas, outras Aeroporto => TGV TGV =>TTT + Oriente2 Mas... TGV(Aeroporto) => TGV (Porto)? e TGV (Faro)? Se o Pendular já chega às cidades de Faro e Porto, e a linha tem potencial para ser MUITO melhorada, em vários troços (ex: Vale de Santarém - Entroncamento) onde o actual traçado não permite a utilização do Pendular em todo o seu potencial Para quê apostas em ligações rápidas, de longas distâncias e de utilização esporádica... se o problema português é mais grave nos trajectos curtos e de duração diária? Para quando uma melhoria das Linhas de Sinta, Cascais e Estoril, e novas ligações ferroviárias a Loures? Para quando uma actualização VERDADEIRA da linha do Oeste, uma alternativa à Linha do Norte, que tem sido desleixada e numa condição de empobrecimento? Para quando VERDADEIROS INTERFACES multimodais em Lisboa, ao invés daqueles "centros comerciais" que somos obrigados a passear para saltar de linha em linha?

Sem comentários: