sábado, 6 de dezembro de 2008

Carne "quase à alentejana"

Uma variação ao carismático tradicional prato alentejano, que fica mais leve... mas não menos gustosa!
Fica a sensação de uma fusão de Carne de Porco à Alentejana com Amêijoas à Bolhão Pato, de sabor leve mas aromatizado!
(foto)
400 g de carne de porco (rojões) 1 kg de ameijoas 1 cebola grande 2 dentes de alho Salsa fresca Louro Azeite Orégãos
Sal Pica-se a cebola, alho e salsa, um fio de azeite no fundo de um tacho grande, e deixa-se refogar com as folhas de louro, em lume brando. O refogado deverá ficar com uma corzinha verde, e a cebola bem alourada.
Com a cebola bem refogada, mete-se a carne e tempera-se com sal e orégãos. Mete-se água no tacho quase até tapar a carne e deixas-se tapado a deixar estufar.
Quando a carne já tiver ganho alguma cor, metem-se as amêijoas por cima da carne, deixando ficar em lume brando e sempre tapado, para as amêijoas abrirem. De vez em quando dar a volta ao tacho, de preferência sem destapar.
Enquanto a carne apura, há tempo para preparar o acompanhamento: batatas fritas aos quadrados, tal como manda a tradição do prato que deu inspiração ;)
----------------------
Antes de servir o prato principal, prepare o estômago com umas fatias de pão saloio barradas de queijo amanteigado, para abrir o apetite!
Servir acompanhado de vinho maduro tinto e quente, ribatejano ou alentejano, uma boa companhia e uma selecção musical para dar o ambiente , e o serão será uma delícia...e o prato também!

Sem comentários: