terça-feira, 10 de março de 2009

relato de uma integração...

Três semanas passaram desde que iniciei esta nova aventura laboral... deixo aqui o relato de como tem corrido a minha integração e acolhimento:
.
A demonstração de uma vontade tão vigorosa para que eu começasse quanto antes, fez-me crer que havia realmente uma vontade de integração rápida e um "mãos à obra" num curto espaço de tempo. A previsão da minha chegada com semanas de antecedência também me fez pensar que o meu acolhimento e material já estavam organizados... pelo menos houve tempo de sobra para isso!
.
Chegado à empresa, fico a saber que quem ficou responsável pela minha integração está de atestado... e não há "plano B"... restou-me andar "a reboque", a vê-los mexer em coisas, mas de tal forma atarefados que não havia tempo de me explicar nada... Mesmo com a minha chegada anunciada, nem PC, nem conta de e-mail, nem sequer utilizador do sistema! Não existindo um "utilizador geral" nem "utilizador de formação", nem colegas que me pudessem fazer integração, mandam-me para casa mais cedo... E assim foi a primeira impressão, que demonstra uma exemplar organização e planeamento...!
.
Não havendo muito que fazer, não havendo pessoas disponíveis, sem possibilidade de acesso a documentação (nem sequer em papel), fui destacado para apoiar a instalação de um cliente... A máquina efectivamente mexia, havia lá uns elementos a passar,... mas por muito boa vontade que tenha, não podia fazer muito... restou-me olhar, observar, contemplar... Esta situação manteve-se na segunda semana, onde acabei por ficar lá praticamente o tempo todo a "contemplar" uma máquina de última geração a laborar...
.
Ao final da segunda semana (mais precisamente, 6ª às 17h): JÁ TENHO PC! Fixe!!! ou não... metade das ferramentas que fazem parte da minha função não estavam instaladas.
----------------
Para a terceira semana havia FINALMENTE acolhimento planeado. Iria passar em cada um dos departamentos da empresa. As sessões de uma hora foram bastante úteis, para se conhecer os "meandros" do que se faz por aqui... a distribuição de horário é que não podia ser mais dispersa... mas ao menos, houve tempo para "contemplar" e "reflectir" sobre elas... tal intervaladas elas eram!
.
Em relação às ferramentas de software que são precisas para as minhas funções assisto a um diálogo curioso:
Informático:
"Para instalar a ferramenta é preciso que ele tenha tido formação , depois de obter o certificado é que tenho autorização para instalar o software... "
Ao que o Formador responde :
"Para lhe poder dar formação, é preciso que ele tenha a ferramenta instalada..."
E nesta "pescadinha de rabo-na-boca" onde ninguém cede, fico eu sem acesso à ferramenta e sem poder trabalhar... boniiiiiiiiiiiiiiito não é?
Chegada a 4ª semana, começo finalmente a mexer em alguma coisa... Mas sem bases nem fundamentos, não adianto praticamente nada, sendo todo o meu trabalho replicado por outro(s), para que seja validado...
.
Com uma integração destas, estou praticamente ao mesmo nível da primeira semana em que aqui cheguei. Não mexi em nenhuma das ferramentas, não adquiri conceitos inerentes à minha função, a formação relacionada com o meu posto é praticamente inexistente... Continuo praticamente sem conhecer a minha equipa (andam todos "fora do escritório"), não conheço o âmbito do meu trabalho, nem as ferramentas que vou manipular... e, mais grave ainda, não sei afinal qual vai ser a minha função no meio disto tudo...! Até agora, é apenas uma névoa que, em vez de se dissipar, apenas se torna mais densa!

Sem comentários: